sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comer mato?


Lúcia de novo!

Sei que ando escrevendo por aqui, mas o Luciano está meio sem tempo, então, para não deixar de mostrar as delícias que ele faz, cá estou!

Há quem diga que 'não come mato'. Outros, contrariamente, só comem mato. Mato... Uma boa salada pode ser muito mais do que folhas jogadas em um prato, não é? O que eu acho interessante é que há milhares de composições, de misturas de folhas, de legumes, raízes e de frutos... As cores podem ser muitas, ou então, o prato pode ficar monocromático. O que importa é que tudo que se come num prato de salada é bom. Claro, sem excessos, como tudo na vida.

Na infância, não era lá muito fã de folhagem. Eu sempre gostei de tomate, de palmito, cenoura... Mas alface? Agrião? Nem pensar! Mas acho que isso é normal, né. Bom, hoje em dia, só alface mesmo não me apraz, mas confesso que pensar em uma saladinha mista, com o alface ou o agrião bem cortadinho me dá água na boca. Ou então uma salada que comi há muito tempo, de rúcula com tomate seco e queijo brie... nossa, que delicia!

Mas não precisamos ir muito longe. Esta salada da foto estava maravilhosa, sem muitas frescuras. Mas o detalhe é o molho, à base de coalhada seca... com uns toques de gergelim preto e croutons, mas croutons diferentes, feitos de beijú (a tapioca, como falamos aqui). A mistura de sabores neste caso ficou perfeita! E muito nutritiva... Mais uma vez, a coalhada participando do jantar...

Só para provar que comer bem não necessariamente significa engordar... hehehe

bjs

Lúcia

quarta-feira, 15 de abril de 2009

fotos no título do blog


Lúcia falando.

Acho que um bom começo para este blog é falar um pouco a respeito das fotos no título do blog, né. Vou falar de uma, e as demais, deixo para o criador das delícias!

A primeira foto é de uma "coalhada demi-sec (hehehehe) com frutas". "Demi-sec" porque a gente, nessa primeira vez, não conseguiu secá-la totalmente, não deu tempo. Mas digo a vocês, eu nunca gostei de coalhada, até esse dia. O Lú preparou-a utilizando um iogurte e leite A (olha que chique...rs), depois, cortou fatias bem finas de várias frutas e colocou por cima. O resultado está na foto. Ficou muito - MUITO - gostoso.

Segundo algumas pesquisas beeem superficiais que fiz na net: Benefícios da coalhada
-melhora a absorção de cálcio pelo organismo
-recupera e equilibra a flora intestinal
-previne o crescimento de microorganismos patogênicos
-ajuda na redução do mau colesterol, diminuindo riscos de infarto
-reposição de cálcio (bom para pessoas com essa deficiência e crianças em fase de crescimento)

É um alimento altamente calórico, devendo ser consumido com moderação. “A combinação coalhada e frutas frescas ou secas é um ótimo casamento porque une os benefícios da coalhada, que melhora a saúde intestinal, entre outros, e das frutas, que contém fibras, que, entre outros benefícios, servem de alimentos para essas bactérias do bem. O resultado disso é a acidificação do ambiente intestinal com o aumento dessas bactérias facilitando a biodisponibilidade das vitaminas e minerais da dieta”, segundo a nutricionista Andrezza Botelho. (in http://www.esteticacursos.com.br/estetica/principal/noticia_view.asp?id=28091)

Espero que gostem!

As peripécias de um baiano na cozinha paulista


Olá a todos

Este blog, criado por mim e por minha noiva, Lúcia, tem por objetivo apresentar meu trabalho, e compartilhar momentos e encontros gastronômicos desde minha vinda a São Paulo, cheguei em 10 de janeiro de 2009. Receitas, trabalhos e diversão, gostaria de dividir tudo com vocês! Aqui também é um espaço para sugestões, esclarecimentos de dúvidas e, claro, troca de receitas e dicas culinárias: todos podem participar!

Isso é apenas o começo!

Bom apetite!

Luciano